An lise de Investimento Passo 1 E 2
Cenário da economia para o próximo ano
O ano que se apresenta já é dado como perdido do ponto de vista econômico. Por mais que previsões feitas em janeiro embutam uma grande margem de erro, pouca gente no mercado aposta em um crescimento do PIB acima de 0,5% em 2015. Se tudo der certo, a retomada começa no segundo semestre e uma expansão mais forte deve vir mesmo só em 2016.
Segundo especialistas, diversos fatores contribuíram para o cenário atual de turbulências na economia. A crise de confiança causada pela condução da política econômica e outros fatores políticos, como as eleições e denúncias de corrupção, reduziram a capacidade de investimentos. Tivemos um setor externo com déficit maior que o normal, em boa parte sustentado pelas importações. Isso deve ter reduzido o nosso PIB em cerca de um ponto. Há quem também cite os prejuízos ao país pela perda de competitividade, somada aos atrasos na infraestrutura e à política econômica equivocada. O governo estimulou a demanda em um momento que não precisava, o que fez a inflação subir e foi completado com a desaceleração do consumo. A curto prazo, as eleições, a seca e outros fatores potencializaram esses problemas.
Além disso, também contribuiu para o mau momento do Brasil a conjuntura econômica mundial. A estagnação no crescimento dos países europeus, emergentes e asiáticos, e a desaceleração da China, somada à redução do preço das commodities, são fatores que influenciaram negativamente o comércio exterior.
Com a inflação alta, é bastante provável que os juros tenham de subir, o que desestimula a atividade. Além disso, cortes de gastos e aumentos de impostos que estão sendo anunciados pelos governos estaduais e federal terão um impacto negativo na economia brasileira. Embora sejam ações que abrirão espaço para um maior investimento privado, elas levam tempo para surtir efeito. Ou seja, a retomada da economia brasileira ira ficar para 2016.
PASSO 2
Tipos de Investimentos
Há inúmeras opções de