Simboliza O E Correspond Ncia
FACULDADE DE DIADEMA
Ana Cristina Pio
Fabiana Palmeira
Katiane Carneiro
Márcia Ferreira
Ronalda Almeida
PROFº IVANILDO BASÍLIO
SIMBOLIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA
Diadema
2015
Plano de Aula
Tema: Simbolização/Correspondência
Introdução
Os símbolos são fundamentais na construção do conceito matemático, visto que a linguagem matemática é toda representada simbolicamente, através do numeral, dos sinais, dos gestos, das medidas, quantidades, etc., esses símbolos facilitam a compreensão e a comunicação.
Para Hiebert (1988), símbolo significa entidades que representam ou tomam o lugar de qualquer coisa diferente podem assumir uma variedade de formas, desde objetos concretos a marcas escritas no papel. A simbolização é de suma importância no ensino da Matemática, pois é através dos símbolos que entendemos a linguagem matemática. Os símbolos estão presentes em todos os conceitos nesta Ciência, facilitando a sua compreensão.
A habilidade de correspondência é de suma importância na construção dos conceitos matemáticos, pois amplia os horizontes das crianças que, ao relacionarem objetos semelhantes ou de mesma utilidade, começa a intuir conceitos mais complexos. A correspondência pode ser correspondência biunívoca ou usual. A correspondência biunívoca é também chamada um a um, ou seja, quando relaciona um objeto de um conjunto ou grupo a outro objeto de outro, sendo que cada elemento do primeiro conjunto ou grupo deverá corresponder a um e somente um elemento do segundo conjunto ou grupo. A correspondência usual é a que estabelece entre os elementos uma relação de utilidade. Os objetos podem ser relacionados entre os conjuntos ou grupos pelo uso, tamanho, cor, etc. A operação de fazer corresponder baseia-se na idéia de correspondência que é, sem dúvida, uma das idéias basilares da Matemática.
Por outras palavras podemos dizer que a contagem se realiza fazendo corresponder, a cada objeto da coleção, um número da sucessão natural. A habilidade de