AN LISE CRITICA ACERCA DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTA O ESCOLAR
Atividade final desenvolvida no módulo competências básicas - programa formação pela escola, como requisito básico para conclusão do referido módulo, tendo como tutora - orientadora Andrea Majestade
São Francisco do Conde 12 de Março de 2015
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal objetivo refletir acerca da efetivação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para tanto foi realizou um estudo de caso direcionado a esta problemática na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde.
O motivo de procurar compreender a importância e funcionalidade do programa (PNAE) surgiu através dos questionamentos feitos pelos alunos e aprofundou-se no decorrer das discussões realizadas durante as atividades desenvolvidas no módulo competências Básicas do curso Formação pela Escola.
Para a realização deste estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, pois temos como meta trabalhar com dados relativos à realidade do referido município. Utilizamos para a pesquisa, análise bibliográfica sobre o assunto, visando um melhor conhecimento do programa (PNAE), posteriormente aplicamos uma entrevista com alguns alunos do município e levantamento de dados sobre o assunto em estudo. Sendo assim esse texto divide-se em (03) tópicos, um dedicado a algumas informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); outro identificado como análise de dados e outro ainda como considerações finais o qual busca sintetizar todo o conteúdo abordado no trabalho.
2. Desenvolvimento o programa nacional de alimentação escolar (PNAE), implantado em 1955, contribuiu para o crescimento, o desenvolvimento, aprendizagem, e o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis. O PNAE tem caráter suplementar, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da constituição federal,