Estudo de Caso: MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
REFERÊNCIA: DONNELLON, Anne et al. MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare. Harvard Business School, 30 out. 2009.
A MediSys Corp é uma empresa fabricante de equipamentos médicos, fundada em 2002 na américa do norte e que possui capital fechado. Em 2008 apresentou receita de US$ 400 milhões com um quadro de funcionários de 1.750 pessoas. Nesta época, seu escopo de trabalho era desenvolver, fabricar e vender sistemas de monitoramento médico voltado para o segmento hospitalar, entretanto a diretoria começou a perceber uma certa desaceleração em seu crescimento.
Percebendo a necessidade de aperfeiçoar o foco estratégico, um novo presidente mais agressivo foi contratado em janeiro de 2008. Art Beaumont logo implementou diversas mudanças para reestimular o crescimento acelerado, preservando a cultura inovadora. Este criou o Comitê Executivo composto por cinco gerentes que conjuntamente criaria e implementaria uma estratégia para que o negócio crescesse rapidamente, pois acreditava que a MediSys poderia superar seus maiores e mais ricos concorrentes. Entretanto logo percebeu que mesmo com a cultura empreendedora, alguns dos gerentes ainda estavam enraizados em seus papéis funcionais e que o progresso levaria certo tempo.
O presidente acreditava que o funcionário nomeado como líder de projeto precisava ter conhecimento multifuncional, histórico de alto desempenho e respeito dos colegas. Grande parte dos funcionários concordava com as ideias e mudanças do novo presidente, porém o processo era mais disciplinado e formal que o usual. Segundo Art os executivos da MediSys precisavam mudar seu estilo de gestão, pois ele acreditava que equipes multifuncionais eram a única forma de conseguir um alto poder cerebral e esforço discricionário para manter a empresa na concorrência.
Em agosto de 2008, Beaumont formalizou uma equipe central e nomeou Jack Fogel com líder do