Estudo de Caso : MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Alexsandro Tavares Sarlo
Gerenciamento de Projetos
Tutor: Prof.
Campos dos Goytacazes
2015
Estudo de Caso : BAE Automated System (A): Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto Internacional de Denver
REFERÊNCIAS:
Botelho, Maurício, CEO da Embraer, Relatório Anual de 1999;
GHEMAWHAT, Pankaj.Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais, Boston: Harvard Business School, 2000.
A Embraer SA, pioneira na construção de jatos regionais, está surgindo como líder global de um mercado que está encolhendo à medida que as companhias aéreas optam por aviões maiores.
A Bombardier Inc., concorrente da Embraer que começou a vender os aviões duas décadas atrás, está focando no desenvolvimento de um modelo maior para as operações principais com jato das transportadoras e não chegou a um acordo regional nos EUA neste ano. O novo lançamento da Mitsubishi Aircraft Corp. enfrenta um segundo atraso e não estará pronto até 2017.
Neste estudo de caso podemos perceber que o processo de privatização implicou em uma transformação radical nas formas de gestão, organização industrial e institucional, cultura empresarial e, sobretudo, na visão de negócio da EMBRAER. A elaboração e a formalização de um planejamento estratégico e a realização de análises de mercado mais precisas, baseadas em indicadores de monitoramento interno e externo por intermédio de uma nova área recém criada denominada “Inteligência de Mercado”, são uma etapa fundamental dessa nova fase da EMBRAER. As estratégias de reestruturação produtiva e financeira possibilitaram o crescimento do faturamento e uma valorização do patrimônio e prestígio da EMBRAER. Ressalve-se que a estratégia e a excelência na abordagem na tecnologia sempre foi o ponto forte da EMBRAER. O programa ERJ 145, por exemplo, que permitiu a recuperação da empresa e sustentará as vendas futuras, havia sido projetado, em 1989,