O hospital para a maioria das pessoas considerado um ambiente insalubre
Pelo fato do hospital ser um ambiente com maior propagação de pessoas doentes, a higiene neste tipo de estabelecimento deve ser feita respeitando todos os procedimentos exigidos. No entanto, a realidade de vários hospitais no Brasil não é essa, a maioria não cumprem normas essenciais de higiene, com isso ao invés de tratar o enfermo, o hospital o expõe a possíveis riscos de doenças.
Com pequenas práticas de higiene feitas por funcionários e pessoas que necessitam do serviço hospitalar, é possível reduzir a contaminação e a disseminação de infecções, no entanto, é importante ressaltar que além de práticas individuais de limpeza de mãos, por exemplo, não são capazes de disseminar a ocorrência de doenças nos ambientes hospitalares, pois a prática de higiene deve ser feita por todos que frequentam o ambiente e ainda ser feita higienização dos objetos e materiais que as pessoas tem contato.
Além disso, para que possa ter higiene no ambiente de trabalho, é necessário que os hospitais tenham estoque de equipamentos e produtos para efetuarem as devidas limpezas necessárias de equipamentos e das acomodações. A desinfecção dos utensílios é muito importante, pois, equipamentos pontiagudos contamindos sem a devida higienização pode contaminar outras pessoas caso alguma perfure acidentalmente o corpo.
Evidentemente, que os hospitais são os ambientes que traz mais malefícios a saúde do trabalhador, por isso os profissionais da área da saúde tem como obrigação prevenir e reduzir os riscos impostos a ele com técnicas de higiene. Por conta dessa exposição,
é necessário que boas práticas de limpeza sejam efetuadas diariamente para que pessoas não se