América
A colonização da América Latina foi diferente da que se deu na América Anglo-saxônica, isto é, nos Estados Unidos e no Canadá. Nestes dois países prevaleceu o que chamamos de colônias de povoamento, ao passo que na América Latina predominaram as colônias de exploração.
Antes da chegada de Cristóvão Colombo, aqui viviam algumas civilizações, com grande diversidade cultural, tais como os Índios, Maias, Incas e Astecas, chamados de pré-colombianos.
Os colonizadores, os nativos e os negros africanos, os quais foram escravizados para as práticas nas colônias, iniciaram um novo processo de formação étnico-cultural. Essa miscigenação resultou numa grande diversidade cultural no espaço geográfico latino-americano; há países onde a população indígena predomina, como a Bolívia, e outros onde a população negra é dominante; na América latina, são faladas primordialmente as línguas românicas (derivadas do latim), particularmente o espanhol, o português e ocasionalmente o francês.
A América Latina (em espanhol: América Latina ou Latinoamérica; em francês: Amérique Latine) é uma região do continente americano que engloba os países onde são faladas, primordialmente, línguas românicas (derivadas do latim) — no caso, o espanhol, o português e o francês — visto que, historicamente, a região foi maioritariamente dominada pelos impérios coloniais europeus Espanhol e Português.1 A América Latina tem uma área de cerca de 21 069 501 quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de 3,9% da superfície da Terra (ou 14,1% de sua superfície terrestre).2 Em 2008, a sua população foi estimada em mais de 569 milhões de pessoas.2 Os países do restante do continente americano tiveram uma colonização majoritariamente realizada por povos europeus de cultura anglo-saxônica ou neerlandesa (ver América Anglo-Saxônica).3