Anêmonas do Mar
As anêmonas-do-mar parecem flores, mas na verdade são animais. Suas “pétalas” são como braços, chamados de tentáculos. Eles circundam a boca. Os tentáculos podem ser vermelhos, amarelos, verdes, azuis, cor de laranja, marrons, brancos ou coloridos. As anêmonas-do-mar usam os tentáculos para capturar camarões, peixes e outros pequenos animais, dos quais se alimentam.
Há mais de mil espécies, ou tipos, de anêmonas-do-mar. Elas vivem nos oceanos do mundo todo.
As anêmonas-do-mar são invertebrados, ou seja, animais que não possuem espinha dorsal. Seu corpo é mole e pode ser curto e grosso ou longo e delgado. A maior parte dele é composta por água. As anêmonas-do-mar medem de 2,5 centímetros a 1,5 metro.
Em geral, as anêmonas-do-mar não se locomovem. Algumas deslizam lentamente ou dão lentas cambalhotas. Normalmente, ficam grudadas a rochas ou a conchas, ou nas costas de caranguejos. Uma espécie de disco achatado as faz grudar-se em um objeto por sucção. Algumas anêmonas-do-mar flutuam próximo à superfície da água, outras enterram-se na areia ou no lodo.
As anêmonas-do-mar são parentes das medusas, ou águas-vivas. Como as medusas, elas também injetam uma substância urticante na pele da pessoa que as toca. Esta substância pode causar dor no local e mal-estar.
Anémonas e Corais
Phylum Cnidaria - cnidários (anémonas, medusas, corais)
Classe Anthozoa - anémonas, corais, gorgónias
O que são corais?
Os corais são invertebrados marinhos, pertencentes à mesma classe que as anémonas e com uma estrutura semelhante a estas. Distribuem-se pelos oceanos de todo o mundo, podendo ser solitários ou coloniais.
Os coloniais são os únicos corais que constroem recifes. Cada colónia é constituída por milhões de pequenos pólipos de coral, em que cada um segrega um fino esqueleto de carbonato de cálcio à sua volta.
O resultado é uma estrutura maciça de carbonato de cálcio, resultante da sobreposição dos esqueletos das sucessivas gerações de