America
Quando teria ocorrido a primeira descoberta da América e quem a teria realizado? Essa é a questão abordada nos textos lidos e no vídeo assistido que, cada um a seu modo procuram abordar as versões existentes para responder a essa pergunta. A teoria mais aceita até então e que está presente nos livros de história é a de que durante a última glaciação teria ocorrido uma migração por terra pelo estreito de Bering, uma passagem estreita entre a Ásia e a América, por onde teriam passado os primeiros americanos há 11500 anos, sendo estes os mais antigos habitantes, e que por sua vez eram os fabricantes da ponta de Clóvis encontrada nos Estados Unidos, o mais antigo objeto datado até então.
Porém muitos são os cientistas que encontram novos indícios e que criam novas versões para esse povoamento, e assim acontece no mundo científico uma discussão para validar ou não essa teoria. No vídeo Colombo da Pré- História é possível logo no começo perceber que ele questiona essa teoria mostrando que ela possui muitas lacunas a ser preenchida e que, portanto, deve ser repensada e reescrita. Isso acontece porque a ciência genética mostra que os indígenas americanos têm quatro grupos genéticos que possuem datas diferentes entre si, inclusive mostrando que houve migrações anteriores à do povo de Clóvis, embora todos tivessem como origem a Sibéria e o Norte da Ásia.
Mas, estudando a ponta de Clóvis percebeu-se que a tecnologia usada na mesma e nas ferramentas achadas por pesquisadores na Sibéria eram muito diferentes, ou seja, o DNA mitocondrial mostra que os primeiros americanos teriam vindo da Ásia, mas a ponta de Clóvis parece ter vindo de outro lugar. Nos estudos feitos a partir daí encontrou-se uma grande semelhança entre a tecnologia usada na ponta de Clóvis e nas pontas feitas pelos Solutreanos originários da França que viveram há 17000 anos. Já que o povo de Clóvis viveu há 11500 anos e os Solutreanos há 17000 anos foi necessário