Relatorio sobre consorcio imobiliario
Por: Vilson J. M. Leal
O Consórcio Imobiliário, segundo Vilson J. M. Leal é a forma mais barata e exclusiva de se comprar um imóvel hoje no país. Pois com ele você pode e consegue planejar mais as visões futuras sobre a vida familiar, aumentar o seu patrimônio com isso fazendo uma poupança forçada.
O princípio de como funciona o consórcio de imóveis, como o de veículos, é simples: você define um valor que deseja receber de acordo com o tipo de imóvel que tem em vista e adere a um grupo. Uma empresa administradora de consórcio tem o prazo de 90 dias para formar um grupo que comporte um número predeterminado de consorciados. E são caracterizados da seguinte forma: Os grupos podem ter creditos de 60 a 300 mil reais, e o prazo de pagamento pode ser de 120, 150 e 180 meses. Sendo assim, aquele consorciado que está em dia com as parcelas e contem alguns lances, esta concorrendo de forma plena e com grandes possibilidades de contemplação de sua carta.
Quando contemplado você poderá utilizar o crédito contemplado para adquirir o bem ou serviço indicado em seu contrato ou outro pertencente à mesma classe. Para utilizar o crédito, o contemplado deverá apresentar garantias ao grupo, conforme contrato firmado. O contemplado poderá determinar o momento da aquisição e indicar a pessoa vendedora do bem ou fornecedora do serviço. O consorciado contemplado deverá comunicar formalmente a Administradora a sua opção de compra. O crédito da cota de consórcio pode ser usado pelo consorciado para compra de imóveis novos ou usados, comerciais ou residenciais e rurais ou lotes urbanizados. Caso o imóvel escolhido tenha preço superior ao valor da carta de crédito, ela poderá ser usada para quitar o saldo devedor. Basta o adquirente ter recursos próprios para pagar a diferença. Não há valor mínimo, nem máximo, para a carta de crédito.
A grande vantagem do consórcio imobiliário sobre os financiamentos bancários é terem taxas de correção muito mais