Contabilidade
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NATALI MARIA WATHIER
INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS CONTÁBEIS
Concórdia
2012
NATALI MARIA WATHIER
INTROUÇÃO AOS CONCEITOS CONTÁBEIS
Trabalho apresentado às disciplinas e aos orientadores do 1º semestre de ciências contábeis da UNOPAR.
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITOS BÁSICOS
2.1 CONCEITO
Existem vários conceitos acerca da contabilidade. Podemos ver a seguir alguns:
Para o professor Robert Hermann Jr, a contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos. Já Osni Moura diz que a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa.
Fransciso D’Áuria da escola patrimonialista, enfatiza a contabilidade como ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.
E por fim, Padoveze, da escola norte-americana, a contabilidade é um processo de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.
Podemos perceber que existem inúmeros conceitos de vários autores e entidades, sobre o que é a contabilidade, mas ao final todas tem o mesmo significado, de que ela serve para controlar o patrimônio das entidades(empresas).
2.2 OBJETO
Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro.
2.3 OBJETIVO E FINALIDADE A finalidade da