Ampliando e integrando conhecimentos
a) Por que se forma gelo apenas na camada superficial da massa d’água?
Devido às ligações chamadas pontes de hidrogênio que existem para a molécula de água e, em menor razão, devido à existência de gases dissolvidos e que podem ficar aprisionados, a água tem o que chamamos de “comportamento anômalo”, pois a sua densidade ao contrário do que acontece com outros líquidos tende a se elevar à medida que aumentamos a temperatura. Desta maneira, o gelo é menos denso do que a água e por isso ele flutua! Ainda devido ao comportamento anômalo da água: a água mais densa é aquela que está a 4ºC, com isso, ela desce e fica no fundo dos lagos, ao passo a que a água a 0ºC que está menos densa fica na superfície, trocando calor diretamente com o ambiente e com isso facilitando seu congelamento.
b) Qual a importância ecológica dessa propriedade da água?
Mas existe alguma vantagem nisso? Podemos pensar que não, mas a natureza é sábia! Se por acaso tudo ocorresse a contrário e o gelo fosse mais denso que a água, após a sua formação ele desceria até ao fundo do lago ou do rio, fazendo então com que a água se congelasse de baixo para cima e não de cima para baixo (não esquecendo a chamada Convecção).
Atividade 02: A água e suas trocas de calor com outros meios.
a) Porque a liberação de suor na superfície do corpo é eficiente no resfriamento corporal?
O suor é um mecanismo de regulação da temperatura corporal que deve ser mantida aproximadamente em torno de 36,5ºC. Então quando a temperatura do ambiente se eleva, o corpo produz suor e sua evaporação, sendo um processo endotérmico - que requer calor para ocorrer - vai tirar calor justamente da superfície do nosso corpo que é a parte que está exposta ao aumento de temperatura do