ATIVIDADE DIST NCIA 2015 FORMA O CONTINUADA
890 palavras
4 páginas
ATIVIDADE À DISTÂNCIAFORMAÇAO CONTINUADA DOS PROFESSORES
DA EDUCAÇÃO INFANTIL
FORMAÇAO DO LEITOR E ESCRITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
KILVIA PEREIRA MACHADO
CRECHE APRISCO
INFANTIL II - B
FORTALEZA – CEARÁ
2015
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho vem mostrar a prática de sala de aula em turma de educação infantil trazendo propostas de experiências utilizando o bingo, chamadinha e contação de história como ferramentas pra uma aprendizagem significativa. O interesse é socializar os saberes obtidos por nós nesse processo de aprendizagem e os desafios que enfrentamos para fugir das perspectivas tradicionais em sala de aula e para colocar em prática a partir das reflexões da formação continuada da educação infantil.
O texto mostra a prática pedagógica desenvolvida com crianças 2 anos e as experiências relatadas têm o objetivo de buscar aprimorar as propostas de trabalho com a linguagem (oralidade, leitura e escrita) desenvolvidas em sala de aula.
Trata-se da possibilidade de mostrar na prática que na educação infantil as crianças são capazes desde cedo perceber que há muitas maneiras de captar e expressar sentimentos, conhecimentos e ações onde o espaço de oportunidades de atividades de leitura e escrita de texto é apenas uma de várias maneiras que podemos oportunizar.
É preciso que o educador auxilie nesse processo de desenvolvimento do aluno, que a criança ainda que seja na educação infantil possa construir seus próprios conhecimentos e interpretações do mundo que a rodeia ampliando suas experiências de letramento.
2. DESENVOLVIMENTO
Diante da discussão mencionada neste trabalho resolvi trazer algumas sugestões dos encontros de formação uma delas é o bingo dos nomes. Fiz uma roda de conversa com as crianças mostrando a ficha dos nomes e falei sobre as letras que compusera o nome de cada um em seguida ampliei o nome colocando cada letra em um quadrinho assim como em um bingo. Em seguida entreguei pequenas pedrinhas