Resumo Sociologia
A Educação se dá no contexto de uma sociedade, que também é resultante da educação. Durkeheim, Weber e Marx fundaram os estudos sobre realidade sócio-educacional e os processos educacionais de socialização.
Durkheim: defendia a educação laica e racionalista, sem influência religiosa. Lançou bases da Teoria da Socialização, processo pelo qual, passando pela família, escola e outras instituições sociais, o indivíduo torna-se um ser social. A socialização ocorre por toda a vida, mas na escola ela ocorre de forma sistemática, organizada e contínua. Para Durkheim, a escola deve tornar os indivíduos disciplinados (regras) para o convívio social e cultural (coletividade). A educação também é um fato social. Diferencia-se de Marx porque não acreditava que a economia não explica a forma como a sociedade de organiza, ou seja, a economia (mercado) não tem capacidade organizadora. Sua principal preocupação era com a instituição social (sociedade, grupos) e não o indivíduo. Fato social é imposto ao indivíduo em prol do coletivo.
Max Weber: sua principal preocupação é com o indivíduo, ou seja, a sociologia são ações sociais são praticadas por indivíduos agindo socialmente, estabelecendo uma relação social. Acreditava que a educação deveria dar autonomia ao indivíduo, e este deveria estar ligado à sua nação. Defendia a liberdade de pensamento, mas o educador não deveria divulgar suas convicções; seu papel seria estimular a autonomia intelectual do educando e não impor suas próprias ideais. Contribuiu para a percepção do papel e função da educação, os sistemas escolares e a ordem burocrática, além das diferentes formas de acesso à educação, ou seja, o processo educativo, seu funcionamento, estrutura e ideologia.
Marx: analisa a sociedade a partir das relações de produção. O processo de aprendizagem e a escola situam-se na