Ampere
O trabalho a seguir solicitado pelo Professor: Roberto Castro da disciplina de Física ter por finalidade a elaboração de uma Biografia sobre André-Marie Ampère, para aprofundarmos mais nas suas descobertas sendo que são de suma importância e relevância no mundo da química, matemática e, sobretudo física, haja vista, que mudou todos os paradigmas, mostrando uma visão totalmente excêntrica do que havia sido apresentado até então.
BIOGRAFIA DE ANDRÉ-MARIE AMPÈRE
André-Marie Ampère. Físico e matemático francês. Nasceu em Lyon, a 20 de Janeiro de 1775, e, faleceu em Marselha, a 10 de Junho de 1836. Em 1820, Ampère formula as leis da ação eletrodinâmica, e, em 1827, cria a eletrodinâmica. Tendo se dedicado a vários ramos do saber humano, veio a distinguir-se no estudo das ciências físicas e matemáticas. Professor de física no Collège de France. Descobriu a ação mútua existente entre duas correntes elétricas e enunciou as leis que regem as atrações e repulsões. Deixou importantes obras: La Théorie dês phènomènes Électro - Dynamiques; Essai sur la Philosophie des Sciences, entre outras mais. Morreu em Marselha, em 1836.(EDIPE-4ª Edição – 1988).
VIDA
Nasceu em Lyon, foi professor de análise na École Polytechnique de Paris e no Collège de France. Em 1814 foi eleito membro da Académie des Sciences. Ocupou-se com vários ramos do conhecimento humano, deixando obras de importância, principalmente no domínio da física e da matemática. Partindo das experiências feitas pelo dinamarquês Hans Christian Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso descobriu as leis que regem as atrações e repulsões das correntes elétricas entre si. Idealizou o galvanômetro, inventou o primeiro telégrafo elétrico e, em colaboração com Arago, o eletroímã. Entre suas obras, ele deixou por terminar Ensaio sobre a filosofia das Ciências, na qual