ampere
Cálculo do campo magnético devido a uma corrente
Regra da mão direita
Considere um fio de forma arbitrária transportando uma corrente i. Qual o campo magnético dB em um ponto P devido a um elemento de fio ds ? Para fazer esse cálculo, vamos definir um elemento de corrente-comprimento diferencial ids.
Para determinar a direção e o sentido do campo magnético criado por um elemento corrente-comprimento segure o elemento na sua mão direita com o seu dedo polegar, estendido apontando na direção da corrente.
Assim como campos elétricos podem ser superpostos, campos magnéticos também são, porém, a soma neste caso é mais complicada. A intensidade do campo dB produzido no ponto P por um elemento de corrente-comprimento ids é
Seus outros dedos se curvarão naturalmente ao redor do fio na direção das linhas de campo magnético devidas a esse elemento.
µ0 …: constante de permeabilidade Lei de Biot-Savart
O campo magnético B em qualquer ponto à esquerda do fio, em (a) é perpendicular à linha radial tracejada e está dirigido para dentro da página, no sentido das pontas dos quatro dedos, como indicado pelo símbolo x.
CAMPOS MAGNÉTICOS DEVIDO À CORRENTES
As linhas de campo magnético produzidas por uma corrente em um fio reto longo formam círculos concêntricos ao redor do fio.
Neste caso, a corrente está entrando na página, como indicado por x.
Limalhas de ferro foram salpicadas sobre uma cartolina e se agrupam em círculos concêntricos quando uma corrente percorre o fio central.
EXEMPLO 1-Campo Magnético devido a um fio longo reto
Calcule o campo magnético B no ponto P, a uma distância R do fio. A intensidade do campo magnético diferencial produzido em P pelo elemento corrente-comprimento ids é
dB no ponto P possui direção perpendicular ao plano da página, apontando para dentro dela, para todos os elemento de corrente-comprimento nos quais o fio pode ser dividido. Assim