Ampère e ohm
André Marie Ampère foi um físico e um matemático francês que nasceu em Lyon a 20 de Janeiro de 1775, no seio de uma família abastada O seu pai, Jean-Jacques Ampère, transmitiu-lhe sólidos conhecimentos linguísticos e incentivou-o a cultivar uma postura autodidata. Desde cedo, Ampère, demonstrou interesse e aptidão pelo estudo de matemática, física e química.
Aos doze anos, André Marie Ampère já conhecia toda a matemática de sua época. Sempre confiante nas próprias habilidades, começou a desenvolver suas próprias ideias matemáticas, passando a escrever e desenvolver seus pensamentos. Ampère não tinha contato com qualquer conhecimento matemático, já que ele não chegou a cursar qualquer tipo de escola tradicional da época. Sua educação se restringia a estudos em seu próprio lar, em Poleymieyx. Desta forma, Ampère achava que seus pensamentos eram originais.
Aos treze anos, Ampère submeteu seu primeiro artigo à Académie de Lyon. Seu método foi considerado arcaico e a partir deste instante, Ampère começou a ter contato com outras publicações sobre matemática, principalmente sobre o artigo de d'Alembert, sobre cálculo diferencial. Ampère verificou, então, que necessitaria estudar e aprender mais sobre Matemática.
Depois de estudar cálculo diferencial e integral com um monge em Lyon, Ampère começou a estudar trabalhos publicados por Euler e Bernoulli. Em 1788 adquiriu uma edição do trabalho de Mécanique analytique, de Lagrange e iniciou um estudo sério.
Porém, seu trabalho seria abruptamente interrompido devido à Revolução Francesa. Seu pai, um próspero homem de negócios até então, começou a sentir os efeitos da revolução e começaram a passar dificuldades. Foi conseguido para Ampère, em 1791, um cargo de Justiça de Paz em Lyon. Infelizmente, a irmã de Ampère morreu em 1972, o que abateu sensivelmente toda a família. Como Lyon se recusava a cumprir determinadas ordens vindas de Paris, a cidade foi sitiada durante dois meses. Nesta época,