Ações voltadas para a saúde
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO ENFERMAGEM – BACHARELADO
DANIELA SOARES SANTOS FIGUEIREDO
DUAS AÇÕES VOLTADAS PARA: A proteção do profissional de saúde, proteção dos pacientes, proteção do ambiente, proteção da população em geral nos ambientes de cuidados da saúde.
Salvador
2014
Duas ações voltadas para a proteção do profissional de saúde:
* Profissionais devem ter atenção especial à lavagem das mãos, cuidados com unhas, cabelos, barba e roupas, a fim de evitar contaminações cruzadas.
* Profissionais não devem usar maquiagem.
Duas ações voltadas para a proteção dos pacientes:
* A identificação do paciente é prática indispensável para garantir a segurança do paciente em qualquer ambiente de cuidado à saúde, incluindo, por exemplo, unidades de pronto atendimento, coleta de exames laboratoriais, atendimento domiciliar e em ambulatórios.
Erros de identificação podem acarretar sérias consequências para a segurança do paciente. Falhas na identificação do paciente podem resultar em erros de medicação, erros durante a transfusão de hemocomponentes, em testes diagnósticos, procedimentos realizados em pacientes errados e/ou em locais errados, entrega de bebês às famílias erradas, entre outros.
Para assegurar que o paciente seja corretamente identificado, todos os profissionais devem participar ativamente do processo de identificação, da admissão, da transferência ou recebimento de pacientes de outra unidade ou instituição, antes do início dos cuidados, de qualquer tratamento ou procedimento, da administração de medicamentos e soluções. A identificação deve ser feita por meio de pulseira de identificação, prontuário, etiquetas, solicitações de exames, com a participação ativa do paciente e familiares, durante a confirmação da sua identidade.
* Higienizar as mãos é remover a sujidade, suor, oleosidade, pelos e células descamativas da microbiota da pele, com a finalidade de