Promoçao da saúde
SEGUNDA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Adelaide, Austrália, 5-9 de abril de 1988.
A adoção da Declaração de Alma-Ata, há uma década, foi o marco mais importante do movimento Saúde Para Todos no Ano 2000, lançado pela Assembleia Mundial da Saúde, em 1977. Estruturado sobre o reconhecimento da saúde como um objetivo social fundamental, a Declaração dá uma nova direção às políticas de saúde, enfatizando a participação comunitária, a cooperação entre os diferentes setores da sociedade e os cuidados primários de saúde como seus fundamentos conceituais.
O ESPÍRITO DE ALMA-ATA
O espírito de Alma-Ata foi transposto à Carta de Compromisso com a Promoção daSaúde, adotada em Ottawa, em 1986. Aquele documento estabelece o desafio damudança em direção a novas políticas de saúde que reafirmem a justiça social e aequidade como pré-requisitos para a saúde, assim como a defesa da saúde e a mediação política como processos indispensáveis para alcançá-la.
A Carta identifica cinco campos de ação para a promoção da saúde:
Construção de políticas públicas saudáveis;
Criação de ambientes favoráveis à saúde;
Desenvolvimento de habilidades;
Reforço da ação comunitária;
Reorientação dos serviços de saúde.
Estas ações são interdependentes, mas somente o conjunto de políticas públicas voltadas para a saúde estabelecerá o ambiente necessário para que as outras quatro ações mencionadas sejam possíveis.
POLITICAS PUBLICAS EM SAUDE AMBIENTAL
O PAPEL DAS CONFERENCIAS INTERNACIONAIS (ADELAIDE)
A Conferência de Adelaide, realizada em abril de 1988 e cujo tema central foram àspolíticas voltadas para a saúde (políticas saudáveis), manteve a direção já estabelecida nas Conferências de Alma-Ata e Ottawa. Duzentos e vinte participantes de quarenta e dois países compartilharam experiências sobre como formular e implementar políticas públicas saudáveis. As estratégias para a ação em prol de políticas públicas voltadas para a saúde, recomendadas a