Amostragem
PROBABILÍSTICA
Aluno (a): Josilaine Dos Santos Lopes – nº 12 - 2ºADM-B
Trabalho de Estatística – Profª Lourdes
Escola 1º de Maio.
Amostragem
É uma técnica de seleção de uma amostra que possibilita o estudo das características de uma população.
Erro Amostral: é o erro que ocorre na utilização de uma amostra.
Existem dois métodos para composição de uma amostra: probabilístico e não probabilístico.
Métodos Probabilísticos: Cada elemento da população tem a mesma chance de ser selecionado. Trata-se do método que garante cientificamente a aplicação de técnicas estatísticas. Somente com base em amostragens probabilísticas é que se podem realizar inferências ou induções sobre a população a partir do conhecimento de uma amostra. Existem alguns tipos de amostragens probabilísticas que garantem a imparcialidade acima discutida:
Amostragem Aleatória Simples
Todos os elementos da população têm a mesma chance de serem selecionados. Atribui-se a cada elemento da população um número distinto. Efetuam-se sucessivos sorteios até completar o tamanho da amostra n. Para realizar o sorteio, utilizar a tábua de números aleatórios (anexo) que consistem em tabelas que apresentam dígitos de 0 à 9 distribuídos aleatoriamente.
Se estivermos interessados na altura dos alunos basta numerar a sala, sortear e anotar as estaturas dos alunos sorteados.
Exemplo:
Número Sorteado Aluno Estatura
16 Antônio Rezende 140
09 Flávio Teixeira 167
13 Humberto Rodrigues 150
Amostragem Sistemática
Conveniente quando a população está ordenada segundo algum critério como fichas, lista telefônica.
Exemplo 1:
Em uma produção diária de peças automotivas, podemos, a cada 20 peças produzidas, retirar uma para pertencer a uma amostra da produção de um dia.
Exemplo