Amostragem - pesquisa
Uma população pode ser definida com um conjunto de sujeitos que possuem algumas características comuns em relação ao problema de pesquisa de marketing.
Se todos os respondentes em uma população forem contatados para fornecer algum tipo de informação, esse tipo de pesquisa é chamado de censo. A proporção de espectadores de um programa de televisão de uma cidade, que pode ter sido levantada por um censo, é chamada de parâmetro.
Por outro lado, um subconjunto de todos os domicílios pode ser selecionado e as informações relevantes ser obtidas baseando-se nele. A informação obtida com base no subconjunto dos domicílios é chamada de estatística da amostra.
O censo é apropriado quando o tamanho da população é bastante pequeno, e também quando são necessárias informações sobre todos os sujeitos da população.
A amostragem pode ser adequada quando o tamanho da população for muito grande e o custo e o tempo apropriados na obtenção de informações de toda a população forem muito expressivos. Além disso, a oportunidade de tomar uma decisão rapidamente pode ser perdida de houver a necessidade de fazer um levantamento da população inteira.
A execução de um projeto de pesquisa sempre introduz algum erro no estudo. O erro total em uma pesquisa é a diferença entre o valor verdadeiro ( na população) da variável de interesse e seu valor observado (na amostra). O erro total no estudo tem dois componentes principais: erros amostrais e não amostrais. Se a diferença do valor (erro) entre o parâmetro da população e a estatística da amostra deve-se apenas à amostragem, temos então um erro amostra. Se uma população é pesquisada e o erro é observado, temos então um erro não amostral.
Quando toma-se a decisão de usar uma amostra, uma série de fatores devem ser levados em consideração: identificação da população público alvo,, determinação da estrutura da amostra, seleção de um procedimento de amostragem, determinação do tamanho relevante da amostra,