AMOSTRAGEM PESQUISA SOCIAL
Alcir Halmenschlager
1.
INTRODUÇÃO
A busca continua pelo domínio do conhecimento leva a população a
encontrar maneiras de prever certos acontecimentos, para então se preparar e não ser surpreendido com certas situações. Para obter diversas informações, sobre diversos casos são utilizadas pesquisas para se situar com o ambiente em que se está inserido. Uma forma de obter o máximo de informações com o dispêndio de poucos recursos e tempo razoavelmente pequeno é o método de pesquisa por amostragem. Mas para ter sucesso em um processo de amostragem é necessário uma análise envolve aspectos importantes sobre as formas de pesquisa que serão realizadas. Dessa forma, não basta que se saiba descrever adequadamente os dados de uma amostra e que se domine as técnicas de pesquisa para que se possa executar um trabalho de amostragem com êxito. É necessário garantir que a amostra a ser usada seja obtida por processo apropriado. N a ocorrência de erros ao se selecionar os elementos da amostra, isso poderá colocar em risco toda a viabilidade do trabalho todo e consequentemente os resultados finais provavelmente serão incorretos. Portanto é importante tomar as devidas precauções no momento de definição dos critérios que serão usados na seleção da amostra.
Uma amostragem pode ser complexa ou simples, isso vai depender da complexidade da população e variáveis da qual se pretende fazer o estudo. As pesquisas para saber as opiniões de votos, tem uma complexidade grande, pois envolve toda a nação de um país (no caso de eleição para presidência) e a amostra tem de ser representativa dessa população. Em indústrias são feitas amostras para controle da qualidade dos produtos e materiais, sendo a amostragem, nesse caso, mais simples.
Um planejamento bem estruturado é fundamental para que os resultados de uma amostra represente a população alvo da pesquisa de maneira concreta. Para isso, cuidados extremos dever ser tomado quanto à escolha da