ESTAT STICA APLICADA AO SERVI O SOCIAL
SOCIAL
Profª: Mikaele dos Santos Cordeiro
POR QUE ESTUDAR ESTATÍSTICA?
ESTATÍSTICA X SERVIÇO SOCIAL
Para o Serviço Social o conhecimento da realidade é fruto de uma relação pensada, vivida e transformada pelo homem sobre suas condições objetivas e materiais.
Conhecer a realidade a partir dos dados quantitativos significa constatar e compreender o mundo real e o mundo social.
Daí entendermos a Estatística como um processo colaborador na busca do conhecimento no tempo e no espaço em que nos inserimos como um novo intelectual político (VIEIRA, 2013).
CONCEITO HISTÓRICO
CONCEITO HISTÓRICO
A palavra “estatística” tem proveniência no latin estatisticum, que significa relativo ao
Estado.
CONCEITO HISTÓRICO
Dados têm sido coletados através de toda a história. Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas sociais, distribuíam equitativamente (igual) terras aos povos, cobravam impostos e realizavam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, chamaríamos de “estatísticas”.
O QUE É ESTATÍSTICA ?
“Estatística é um conjunto de métodos
(lógica)
e processos (procedimentos praticados) quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.”
(Dugé de Bernonville)
É a ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais e por este motivo tem aplicação em quase todas as atividades humanas (COSTA NETO, 1977).
A estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível. De fato, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e