Produção limpa
Produção limpa significa a aplicação de uma estratégia econômica, ambiental e técnica, integrada a processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência do uso de matérias primas, agua e energia, através da não geração, da minimização ou da reciclagem dos resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.
O principio básico da produção limpa é eliminar a poluição durante o processo de produção e não no final, atender nossa necessidade de produtos de forma sustentável, usando com eficiência materiais e energia renováveis, não-nocivos, conservando ao mesmo tempo a biodiversidade. A razão: todos os resíduos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria prima e consumiram insumos como água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir dinheiro, seja soba forma de multas pela falta destes cuidados, ou pelos danos à imagem e reputação da empresa.
O aquecimento global, a perda da biodiversidade, a maioria de nossos problemas ambientais, são causados pela forma e pelo ritmo no qual produzimos e consumimos recursos, devendo reduzir riscos aos seres humanos e ao meio ambiente.
As principais características de um bem produzido segundo os critérios da produção limpa são:
* Utilização de materiais não tóxicos e reutilizáveis; * Processo limpo e com baixo consumo de energia; * Mínima utilização de embalagens; * Fácil de montar, desmontar, consertar e reciclar; * Destinação final ambientalmente adequada gerida pelo fabricante.
Quais são os objetivos da adoção da produção limpa?
* Aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa; * Racionalizar o uso de insumos; * Reduzir os desperdícios; * Minimizar a geração de resíduos, diminuindo os impactos ambientais; * Aumentar a competitividade, atualizando a empresa de acordo com as exigências do mercado; * Adequar os processos e produtos em conformidade com a legislação ambiental; *