Amostra Probabilística
A pesquisa mercadológica é fundamental no processo decisórios de uma empresa ajuda a direcionar os investimentos na tentativa de ser mais assertivo para ganhar mercado. É definida como um processo racional e sistemático de coleta, registro e analise de dados de acordo com determinado objetivo. Dentro desse contexto analisaremos a pesquisa probabilística.
AMOSTRA PROBABILÍSTICA Nesse tipo de amostra são utilizados conceitos de estatísticas, é possível calcular o erro amostral, todos os elementos da população têm igual, e diferentes de zero de serem selecionados para compor amostra.
TIPOS DE AMOSTRAGEM
Aleatória simples: é a escolha aleatória dos elementos que farão parte da amostra. Existe uma igual probabilidade, diferente de zero, de cada elemento da população ser escolhido por meio de sorteio.
Exemplo: Para obter uma amostra de 10% em uma classe que possui 90 alunos, enumera- se os mesmo de 01 a 90, escrevendo em pedaços iguais de papel,coloca- se em uma caixa e sorteia –se uma quantidade de papeis de acordo com o percentual pré – estabelecido (10%=90)
Estratificada: é aplicada quando há a necessidade de dividir a população em estratos homogêneos, como por exemplo, por classe social, faixa etária, sexo, etc. Determinados os estratos, os elementos da amostra são selecionados pela técnica probabilística aleatória simples. Importante: o erro verificado em amostra estratificado tende a ser menor do que o verificado em amostra aleatória simples.
Exemplo: Do exemplo anterior, vamos obter uma amostra proporcional estratificada de 10% supondo que dos 90 alunos, 54 sejam meninos e 36 meninas. São, portanto, dois estratos (sexo masculino e sexo feminino).
Antes de executar o sorteio, devem-se numerar os alunos de 01 a 90, conforme os estratos, no caso em questão, do n° 01 aos 54 para os meninos, e do n° 55 aos 90 para as meninas.
Sistemática: os elementos da amostra (n) serão selecionados aleatoriamente e será