Pesquisa 8
Prof. Esp. Mario de Faria Junior
Procedimentos de Amostragem
Como diferenciamos uma amostra de um censo e quais condições favorecem o uso de uma amostra em comparação com um censo?
Como podemos classificar as técnicas de amostragem e qual é a diferença entre técnicas de amostragem probabilística e não-probabilística?
Quais são as várias técnicas de amostragem probabilística e não-probabilística, e quando são usadas.
Objetivos da aprendizagem
• Definir amostra, população, elemento da população e censo. Explicar por que se pode tomar uma amostra em vez de fazer um censo completo.
• Descrever as formas comuns de estruturas de amostragem e apresentar as vantagens e as desvantagens dos vários tipos de amostras probabilísticas e não-probabilísticas.
Introdução
A pesquisa de marketing freqüentemente envolve a estimação de uma característica de uma população de interesse. Por exemplo, o nível médio de utilização de um parque pela comunidade residente na área pode ser de interesse; ou podem ser necessárias informações sobre as atitudes do corpo discente de uma escola em relação a uma proposta de mudança nas instalações da instituição. Em qualquer desses casos, é provável que todos os membros da população sejam entrevistados.
2
Procedimentos de Amostragem
Universidade Anhembi Morumbi
Entrar em contato com a toda a população – ou seja, todo o censo – simplesmente pode não ser viável sob o ponto de vista de uma análise custo-benefício. Isso seria tanto oneroso como, quase sempre, desnecessário, já que uma amostra geralmente é confiável o suficiente.
Terminologia de amostragem
O processo de amostragem envolve o suo de um pequeno número de unidades ou partes de uma população como base para tirar conclusões sobre a população como um todo. Uma amostra é um subconjunto ou uma parte de uma população maior.
O propósito da amostragem é capacitar alguém a fazer uma estimativa de algumas características desconhecidas da população.
Definimos a amostragem em