Projeto estabilidade escada alteração
O presente projecto de alteração de estabilidade e de betão armado referese a um edifício de habitação colectiva, de (empresa), e de acordo com o projecto de arquitectura referente às telas finais junto anteriormente.
A presente alteração incide basicamente na introdução de escadas de ligação interior dos dois fogos do último piso aos respectivos sótãos destinado a arrumos, construída em betão armado. As alterações são de facto de pormenor, dado tratar-se de laje fungiforme maciça, apoiada sobre pilares e apenas em vigas de bordadura do piso em causa, onde foi realizada a necessária abertura para o lançamento do vão da escada, não tendo resultado qualquer outra alteração nas plantas de distribuição estrutural e armaduras nas lajes dos pisos em referência.
No restante o projecto de estabilidade anteriormente aprovado mantém-se integralmente. Juntam-se as peças desenhadas referentes aos pisos estruturais afectados pela alteração proposta, designadamente a planta de arquitectura do último piso com a indicação do posicionamento dos 2 vãos de escada realizados para o acesso aos sótãos, apresentando-se os pormenores estruturais de escada tipo em referência, que traduzem a solução executada.
As lajes dos pisos mantêm a solução de fungiformes maciças, apoiadas sobre viga periférica, moldadas e betonados "in situs" na própria obra por utilização de betão pronto.
Os materiais a utilizar na obra foram o betão da classe B25 (20/25) e o aço A400 NR, classe definida no R.E.B.A.P..
As acções consideradas na estrutura foram as específicas para os edifícios, as do vento e as do sismo. Na verificação da segurança, adoptaram-se as combinações de acções regulamentares previstas no regulamento de segurança e acções.
A segurança foi verificada em relação aos estados limites últimos de resistência e de encurvadura e aos estados limites de utilização de fendilhação e deformação, dando cumprimento integral ao regulamento de betão armado e