Amostra 2 E Quest Es
Dados Obtidos: Seguindo o fluxograma apresentado no roteiro, começou-se tentando dissolver a amostra 2 com água destilada, obteve-se uma mistura insolúvel. Com isso a amostra foi colocada para reagir com NaOH 5%, a mistura obtida também foi insolúvel. O mesmo resultado foi obtido utilizando HCl 5%. Logo foi utilizado H2SO4 96%, a mistura obtida foi homogênea, sem ocorrer a formação de partículas insolúveis. Por fim foi utilizado H3PO4 85% e foi obtido uma mistura insolúvel. Levando a conclusão de que a amostra 2 seria uma substancia N2. Sabendo que a substancia N2 poderia ser dos grupos, Alcenos, alcinos, éteres, compostos aromáticos e cetenos, e tendo a lsita de substancias possíveis apresentadas durante a prática podemos concluir que a substancia N2 é a cânfora.
Analise de Dados: Dada a fórmula estrutural da cânfora
Podemos concluir que que a solubilidade total em H2SO4 e parcial em H3PO4 é devido a formação de ligações de hidrogênio.
Os dados obtidos estão apresentados no fluxograma abaixo:
Questões:
1. a)
3 – Metoxifenol:
Cicloexanona:
Propionato de sódio:
As três moléculas acima pertencem ao grupo N1.
b)
3-metil heptanal:
Ácido oxálico:
2-bromo octano:
As moléculas pertencem ao grupo A2.
2.
2,3 dibromopentano
Dietilamima
3-etilfenol
2,4dimetiloctano
4-etilanilina
A substancia misteriosa poderia ser a Dietilamina ou a 4-etilanilina.
A substancia solúvel em H2SO4 seria 3-etilfenol.
3. Seria necessário testar a substancia com H2SO4 96% e se resultado fosse solúvel deveria fazer o teste com H3PO4 85% para enfim descobrir o grupo da substancia.
A substancia desse tipo do exercício anterior seria a 3-etilfenol.