Amostagem
Tema: Amostragem
Acadêmico: Douglas Jesus da Silva
04/03/2012 / Palmas – TO
Introdução:
A amostragem em particular, os processos de amostragem se aplicam em variadíssimas áreas de conhecimento e se constituem, muitas vezes, na única forma de conseguir informações de uma determinada realidade que importa conhecer.
Para garantir a qualidade da avaliação, o procedimento de amostragem deve ser acurado e preciso, garantindo a representatividade. A acuracidade pode ser entendida como sendo a minimização do erro sistemático da amostragem. A reprodutibilidade ou precisão é a medida da dispersão dos resultados de qualidade obtidos para um mesmo lote.
Desenvolvimento:
Amostra é uma quantidade representativa do universo que se deseja amostrar. O método de retirada da amostra deve garantir que ela seja representativa desse universo, no que diz respeito ao(s) parâmetro(s) de interesse. Normalmente uma amostra deve ser composta pelo maior número possível de incrementos. A amostragem é usualmente realizada em quatro etapas, descritas como a seguir. Elaboração do plano de amostragem, este se fundamenta na determinação da qualidade necessária para a amostragem, participando das definições do universo, do objetivo e da sequencia de operações utilizadas. O sistema de amostragem a ser utilizado depende de diversos fatores, dentre os quais podem ser destacados o tamanho das partículas, a massa específica, a umidade, etc.
Obtenção da amostra
– consiste na determinação da sequencia e do número de coletas das amostras, que depende do tipo e da precisão requerida para a amostragem, das características dos fluxos, etc.
Preparação da amostra
– trata-se do conjunto de operações necessárias à adequação da amostra ao método de determinação do parâmetro de qualidade. Dentre essas atividades, podem ser ressaltadas a secagem, a redução de tamanho, a homogeneização, o quarteamento, etc.
Determinação de um parâmetro de qualidade
–