Controladores PID e filtros digitais
1
Controladores PID e Filtros Digitais
Abstract— Neste trabalho é possível encontrar uma breve definição do que é um sistema, de como podemos representá-lo e uma breve analise comportamental segundo suas características e sinais de estímulo como o degrau unitário. Filtros também são abordados, bem como suas classificações, tipos e aproximações como a de Butterworth. Toda a teoria necessária para a especificação, projeto e análise da resposta em frequência deste filtro faz parte deste trabalho. Os controladores proporcional, integral e derivativo também são alvos de estudo. A discretização de sistemas contínuos pelo método da transformada bilinear é o assunto principal deste trabalho juntamente com exemplos de discretização de filtros e controladores. Toda a teoria abordada é comprovada por meio de resultados obtidos através de simulações no aplicativo MatLab®. Para comprovação prática todos os algoritmos foram implementados em um microprocessador.
Index Terms— Controlador PID, Discretização, Filtro de
Butterworth, Transformação Bilinear
I. INTRODUÇÃO
Atualmente a área de automação e controle de processos em quase sua totalidade é baseada em equipamentos eletrônicos microprocessados, que por serem do tipo digital trabalham em tempo discreto. Entretanto toda a especificação, projeto e análise de comportamento dos processos, sistemas e plantas são feitas em tempo contínuo. Assim o objetivo é abordar toda essa análise feita em tempo contínuo como também os passos necessários para migração e implementação no tempo discreto.
Portanto é visto a definição do que é um sistema, como é feita sua representação matemática por meio de uma função de transferência no domínio de Laplace e como é analisada a resposta do sistema após um estímulo do tipo degrau unitário, buscando através deste procedimento informações sobre suas características e