Treinamento Em Inversores De Frequencia
Porque utilizar um conversor de freqüência para acionamento de motores?
Um acionamento elétrico é um sistema capaz de converter energia elétrica em energia mecânica (movimento), mantendo sob controle tal processo de conversão. Estes são normalmente utilizados para acionar máquinas ou equipamentos que requerem algum tipo de movimento controlado, como por exemplo à velocidade de rotação de uma bomba.
Um acionamento elétrico moderno é formado normalmente pela combinação dos seguintes elementos:
Motor → converte energia elétrica em energia mecânica;
Dispositivo eletrônico → comanda e/ou controla a potência elétrica entregue ao motor
Transmissão mecânica → adapta a velocidade e inércia entre motor e máquina(carga).
Os motores mais amplamente utilizados nos acionamentos elétricos são os motores de indução monofásicos e trifásicos. Estes motores, quando alimentados com tensão e freqüência constantes, sempre que não estejam operando a plena carga (potência de carga igual a potencia nominal do motor) estarão desperdiçando energia.
É importante ressaltar que um motor de indução transforma em energia mecânica aproximadamente 85% de toda a energia elétrica que recebe e que os 15% restantes são desperdiçados, sendo assim o acionamento elétrico de máquinas um assunto de extraordinária importância no que se refere à economia de energia.
Quando se compara com sistemas e tecnologias alternativas de regulação, o conversor de freqüência é o sistema ideal de controle de energia.
SISTEMAS DE VELOCIDADE VARIÁVEL
Durante muitos anos, as aplicações industriais de velocidade variável foram ditadas pelos requisitos dos processos e limitadas pela tecnologia, pelo custo, pela eficiência e pelos requisitos de manutenção dos componentes empregados.
Os sistemas mais utilizados para variação de velocidade foram por muito tempo implementados com motores de indução de velocidade fixa, como primeiro dispositivo de conversão de energia elétrica