Aminoácidos e peptídios
Os aminoácidos são as unidades fundamentais da estrutura das proteínas. As proteínas são as macromoléculas mais abundantes das células vivas ocorrendo em todos os tipos celulares, em diferentes formas e desempenhando diferentes funções (aceleração de reações, transporte de nutrientes e proteínas, estrutura dos tecidos, transmissão nervosa, moldagem do comportamento, hormônios, defesa orgânica, etc). Existem cerca de 300 diferentes tipos de aminoácidos presentes nos seres vivos, porém, as milhões de diferentes proteínas existentes são formadas pela junção de apenas 20 desses 300 aminoácidos conectados em diferentes combinações, números e sequências lineares. Aminoácidos. Os aminoácidos são compostos químicos com a seguinte estrutura geral: o átomo de carbono central é chamado carbono a ao qual se ligam 04 diferentes grupos substituintes R.
Classificação dos Aminoácidos, os 20 aminoácidos existentes nas proteínas são agrupados de acordo com a natureza elétrica do grupo substituinte R em:
Aminoácidos não-polares / hidrofóbicos; Aminoácidos polares / hidrofílicos;Aminoácidos aromáticos;Aminoácidos positivizados; Aminoácidos negativizados.
Os aminoácidos podem ainda ser classificados em essenciais e não-essênciais. Os primeiros são assim chamados por não poderem ser sintetizados no interior do organismo, mas desempenham funções primordiais na síntese protéica. Os não-essênciais são sintetizados.
Peptídeos. Peptídeos são polímeros de aminoácidos que variam de tamanho, podendo conter de dois a varias dezenas de aminoácidos unidos através de uma ligação peptídica. A ligação peptídica é formada pela junção de dois aminoácidos a partir da perda de uma molécula de água. As unidades de aminoácido em um peptídio são chamadas resíduos de Aminoácidos; devido a natureza da ligação peptídica sempre encontraremos uma extremidade carboxila terminal e outra extremidade amino terminal. Referências
LEHNINGER, A. L., NELSON, D. L., COX, M. M.