peptidios
Resposta: se diferem na sequência de aa, mas não na sua composição 5-Uma solução de um peptídeo de sequência desconhecida foi dividida em duas amostras. Uma amostra foitratada com tripsina e a outra com quimiotripsina. Os peptídios, peptídeos ou péptidos são biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos atrávés de ligações péptidicas, estabelecidas entre um grupo amina de um aminoácido, e um grupo carboxilo do outro aminoácido. Os peptídios são resultantes do processamento de proteínas e podem possuir na sua constituição 2 ou mais aminoácidos.
São divididos em:
* 2 aminoácidos: Dipeptídeo * 3 a 50 aminoácidos: Oligopeptídeo * 51 ou mais aminoácidos: Polipeptídeo
Índice * estrutura primária - somente uma cadeia linear com ligações peptídicas; * estrutura secundária - existência de ligações por pontes de hidrogénio, que permitem que a proteína tenha uma estrutura α-hélice (com uma cadeia polipeptídica que se enrola sobre si mesma), ou uma estrutura β-pregueada (com duas cadeias polipeptídicas); * estrutura terciária - formas obtidas a partir das estruturas secundárias; existência de ligações dissulfito ou dissulfureto (2 átomos de enxofre) * estrutura quaternária - interações químicas existentes entre unidades terciárias.
Os peptídios podem ser diferenciados entre si pelo comportamento de ionização[editar | editar código-fonte]
Nos peptídios está contido um grupo α- amino livre e um grupo α-carboxila livre. Ambos os grupos se ionizam de maneira igual que o fazem nos aminoácidos livres, contudo, os valores numéricos são diferentes nas constantes de ionização, o que é em virtude da ausência, no carbono α, do grupo de carga oposta. Todos aminoácidos constituintes apresentam os grupos α- amino e α-carboxila ligados covalentemente entre si, tornando parte das ligações peptídicas, a qual não se ioniza