American History X Resenha
O filme relata uma família desestruturada após a morte do pai bombeiro, que é morto por negros tentando apagar um incêndio. Isso desperta o ódio em Derek que começa a praticar atos neonazistas, criando uma gangue de skinheads e tornando-se um “herói” para estes. Após matar dois negros que tentavam roubar seu carro, é preso e cumpre três anos de prisão, onde conhece Lawrence e percebe que os negros são uma raça como qualquer outra, e agora com o objetivo de não deixar Danny (seu irmão mais novo) não seguir o mesmo rumo.
A narrativa é apresentada através de Danny por meio de flashbacks que se entrelaçam com o presente, tendo como dever de casa escrever sobre seu irmão que o influenciou bastante em suas decisões e modo de vida, mesmo não gostando de ser comparado a tal. Danny iria se tornar alguém especial como o irmão no meio da gangue, porém com a saída de Derek da prisão (agora renovado), tenta mudar seu comportamento e vê que o ódio não é tudo, mas é um caminho sem volta pois o envolvimento com tais fatos resulta a sua morte por um integrante de gangue negra.
Apesar do filme retratar bem os aspectos da vida de alguém que vive com ideais tão preconceituosos, mostra o abandono desses preconceitos muito rápido de uma maneira simples. E o fato de que a gangue de skinheads ser constituída por pessoas sem base e problemáticos, algo que foge da realidade. O filme consegue mostrar a construção de seus personagens que possuem um futuro bem relacionado às suas decisões, como ato e resultado