hitler
O início da trama acontece quando Danny entrega uma resenha ao professor do livro Mein Kampf, escrito por Adolf Hitler, que o leva a coordenação para conversar com o diretor da escola, um homem negro que conhece os problemas da família de Danny por já ter lidado com o irmão Derek, quando mais novo. O diretor propõe ao garoto um novo trabalho, com o nome de “American History X”, cujo principal objetivo era desvendar o mundo neonazista que permeia a vida dos irmãos.
Derek, que é um verdadeiro herói para Danny, é o líder do movimento que controla o bairro e tem muitos seguidores, após cumprir três anos de pena volta para casa reformado e com o objetivo de tirar o seu irmão desse mundo racista, as vésperas do caçula se tornar o principal da gangue.
As cenas em que Derek está na prisão se entrelaçam com as cenas da vida de Danny e suas lembranças da época de glória do movimento skinhead que seu irmão encabeçava. Derek começa a se despir de preconceitos quando é hostilizado por neonazistas companheiros de cárcere e se aproxima de um negro companheiro de trabalho, nesse meio ele percebe que muito antes de conhecer o discurso de Adolf Hitler, dentro de sua casa seu pai, um bombeiro de família exemplar, já aderia ao racismo de forma plena e quando este fora assassinado por negros, uma válvula de escape ativou o ódio, que só se apurou com a ausência da figura paterna na adolescência.
A percepção de que o seu irmão estava sendo enterrado na cova em que Derek cavou faz com que ele use todo o seu poder de persuasão e fraternidade para tentar tirar o irmão de um caminho sem volta.
Do ponto de vista crítico o filme tem