Hitler
Sumário: introdução 1.persuasão 2. Persuasão de Hitler 2.1. a biografia do líder alemã 2.2 influência sobre a massa 3. O poder da palavra. Referências.
Introdução
Nesta pesquisa temos como objetivo mostrar, como pessoas com uma boa oratória e grande poder de persuasão podem influenciar outros de tal forma que faz com que sigam seus ideais, para isso tomamos como objeto de pesquisa a figura de Hitler que mesmo após a sua morte continua despertar curiosidades nas antigas e novas gerações.
1. Persuasão
A persuasão é o ato de influenciar uma pessoa, tendo como objetivo operar a transferência de um ponto de vista, de uma opinião, impondo-se através da razão, da imaginação ou da emoção.
A persuasão torna-se então uma prática de comunicação "calculada" em função de um resultado. Ela se enquadra no pensamento estratégico, leva em conta as vulnerabilidades do outro, ao mesmo tempo em que pensa e administra seu próprio arsenal de meios. Abastece-se no armazém da retórica, muito bem fornido por diferentes correntes, desde os sofistas, Aristóteles e os mestres da arte retórica. Recorre à "psicologia das profundezas", que a informa sobre os sistemas de defesa do eu, os processos de identificação, a teoria das emoções, o jogo dos desejos e das necessidades, ou as molas da ansiedade. (Bellenger,1987:8)
Nas relações com outros indivíduos, o homem usa a linguagem como um mecanismo de ação carregado de intencionalidade. A linguagem torna-se o instrumento para a