america
A primeira civilização do México foi a olmeca. Esta civilização estabeleceu as fundações culturais que seriam seguidas por todas as civilizações indígenas que se lhe sucederam no México. A civilização olmeca começou com a produção de cerâmica em grande escala, cerca de 2300 a.C. Entre 1800 a.C. e 1500 a.C., os olmecas consolidaram o poder em várias chefias que estabeleceram a sua capital num local hoje conhecido como San Lorenzo, perto da costa no sudeste de Vera Cruz.
A influência olmeca estendeu-se por todo o México, à América Central e ao longo do Golfo do México. Dirigiram o pensamento de muitos povos na direção de um novo modo de governo, templos-pirâmide, escrita, astronomia, arte, matemática, economia e religião. Os seus êxitos preparariam o caminho para a grandeza tardia da civilização maia no oriente, e das civilizações do México central e ocidental.
Há registros do passado que identificam a cultura Olmeca como uma das mais relevantes matrizes das civilizações meso-americanas.
Segundo Flamarion p. 60 [...] A cultura Olmeca e outras culturas contemporâneas 1200 – 1 a.C. aproximadamente [...], esse foi o tempo de florescimento dessa sociedade, o começo de uma hierarquia social que se originou na Costa Sul do Golfo do México (Laventa, San Lorenzo, Tecnothtitlán, Três Zapotes).
Para Aquino:
Surgiu na América a primeira civilização, que durou até cerca do ano 100 a.C. As características marcantes do Império Olmeca – que se estendeu desde o México Ocidental até talvez a Costa Rica – foram a escultura monumental e a presença de centros cívico-religiosos a que se subordinavam áreas periféricas (1990, p. 34-5).
Com base nas informações da leitura de Aquino é possível constatar a extensão do Império Olmeca e a sua grandiosa riqueza cultural e religiosa deixadas para o homem contemporâneo, que mesmo em ruínas exercem um papel de transmitir e desmistificar que a história não surgiu a partir da colonização européia, mas sim com