dados da estatistica
1 - INTRODUÇÃO
De acordo com GIL (2010), introdução e pesquisa, pode-se definir como procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
De acordo com SAMPIERI(2006), pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos e técnicas de investigação científica.
Nas últimas décadas e na situação atual do Brasil e do mundo, procura-se entender melhor o que é a globalização e a integração produtiva mundial, essa abordagem é importante para contextualizar o ambiente que as empresas enfrentam para se internacionalizar.
De acordo com os autores COSTA e SANTOS (2011), para começar a entender o processo de internacionalização, é necessário dar uma definição a esse fenômeno ainda nebuloso.
Em linhas gerais, uma definição intuitiva é que o fenômeno acontece quando a empresa começa a ter algum tipo de relacionamento com clientes e/ou fornecedores localizados além das fronteiras nacionais.
Para entender melhor, pode-se verificar o que leva a empresa a se internacionalizar, que são 3 aspectos a serem analisados: assegurar o fornecimento de insumos, a busca de novos mercados e o barateamento dos insumos integrados à rede produtiva da organização.
1.1 - Tema
De acordo com GIL, (2010) a definição de tema é: o assunto que o estudante irá escolher para desenvolver seu trabalho deve-se considerar a escolha do tema relacionada com o interesse do estudante, e também dispor de bons conhecimentos na área de estudo para que as etapas posteriores da monografia ou dissertação possam ser adequadamente desenvolvidas.
De acordo com LAKATOS, (2008) a definição de tema se dá pelo fato de possibilitar a realização de uma pesquisa bibliográfica que requer habilidade do pesquisador.
O tema deste trabalho é Internacionalização de empresas.
1.2 - Delimitações do tema
A escolha de um tema representa uma delimitação de um campo de