TRABALHO DE ESTATISTICA-COLETA DE DADOS
A estatística é um ramo da matemática aplicada que fornece ferramentas para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e facilita a interpretação desses dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Podemos dividir a coleta, organização e descrição de dados como parte integrante da estatística descritiva. A análise e interpretação os dados coletados e demonstrados ficam a cargo da estatística indutiva ou inferêncial.
A estatística descritiva engloba todas as técnicas no que diz respeito à sintetização e descrever esses dados numéricos. A estatística inferêncial é a técnica utilizada para as tomadas de decisões sobre a população estatística, as decisões estão baseadas na observação de uma amostra. Podemos definir que estatística é a tomada de decisões sob condições de incerteza e trabalhando sempre com a probabilidade, o principal papel da estatística é fornecer os métodos ao tomador de decisões para obter e converter dados em informações úteis.
Coleta de dados: ela é numérica, pode ser dividida em direta ou indireta. Definimos como coleta direta àquela que é realizada sobre elementos informativos de elemento obrigatório (registros em geral) pertinente a preenchimento de formulário. Sendo ela dividida em fato tempo: contínua, periódica e ocasional. A coleta contínua ela é realizada com freqüência, a periódica quando realizada em certo período de tempo como exemplo o censo que ocorre no intervalo de dez anos e temos a coleta ocasional àquela que ocorre em caráter de urgência ou uma situação específica como exemplo epidemias. A coleta se diz indireta quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta).
Crítica de dados: ocorrem apos a coletas de dados onde será realizada uma crítica a respeito de possíveis falhas e imperfeições a fim de não se obter erro no resultado final da pesquisa. Podemos dizer que a crítica pode ser interna ou externa. A externa é aquela que se levanta possíveis erros por