a natureza da estatistica
CONIDERAÇÕES GERAIS
A crescente utilização da estatística em qualquer atividade profissional da vida moderna, nos seus mais diversificados ramos de atuação, utilizando-a com maior ou menor intensidade, proporcionam aqueles que dela necessitam múltiplas aplicações.
. A estatística ajuda na solução de problemas, possibilitando a preparação do profissional para enfrentar a competição, enfim, a estatística é um instrumento muito útil para todos em especial para empresa, pois a empresa trabalha utilizando informação, dados,entretanto, tais dados devem ser confiáveis, seguros, e verdadeiros, esta confiança, segurança e veracidade é fornecida pela estatística.
HISTÓRIA
Vários povos na Antiguidade já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam equitativamente terras ao povo, cobravam impostos e realizavam inquéritos quantitativos por processos que posteriormente chamaríamos de “estatísticas”.
Na Idade Média colhiam-se informações, normalmente com propósitos tributários ou bélicos.
Começaram a aparecer as primeiras analises sistemáticas de fatos sociais a partir do século XVI, com batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos.
O estudo de tais fatos tomando, aos poucos, feição verdadeiramente cientifica no século XVIII. A nova ciência foi batizada com o nome de Estatística por Godofredo Achenwall, determinando o seu objetivo e suas relações com as ciências.
As tabelas tornaram-se mais completas, surgiram às representações gráficas e os calculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar um estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de parte desse todo.
Atualmente, os estudos estatísticos têm avançado rapidamente e tem contribuído para a organização dos