amelogenese imperfeita - relato de caso
Disciplina: Histologia Oral
Professora:
Alunos:
Alterações na Amelogênese e suas Implicações Clínicas: Relatos de casos
O órgão do esmalte é responsável pela formação do esmalte dentário, também conhecido como amelogênese. Distúrbios locais ou sistêmicos ao órgão do esmalte durante a amelogênese podem produzir alterações no esmalte dentário, sendo que as alterações mais comuns na amelogênese são: hipoplasia, opacidade difusa, opacidade demarcada e a amelogênese imperfeita.
A Amelogênese Imperfeita (AI) é uma alteração de caráter hereditário que afeta o esmalte dentário dos dentes temporários e permanentes.
O objetivo da pesquisa foi relatar quatro casos clínicos objetivando elucidar e ilustrar alguns dos tipos mais comuns de alterações da amelogênese observados na clinica odontológica.
Caso clínico 1- Paciente com 11 anos de idade. Foi observado uma alteração local no elemento dentário 35, apresentando forma alterada, coloração amarelada, ausência de esmalte na face vestibular e espessura delgada de esmalte na face lingual. O pacientou, conforme relato da mãe, apresentou varias lesões de cárie, sendo algumas extensas na dentição decídua. Provável diagnostico: hipoplasia de esmalte e devido a historia pregressa essa hipoplasia também é conhecida por dente de Turner.
Caso clínico 2 – Paciente com 08 anos de idade. O responsável pela criança informou que o mesmo apresentou lesões extensas de cárie na dentição decídua, no entanto não soube informar quais os elementos dentários que foram acometidos pela doença após a exodontia. Ao exame intra-bucal o elemento 34 apresentou uma alteração de cor esbranquiçada, lisa e brilhosa na face vestibular. Constatou-se que não houve alteração na espessura do esmalte, sendo o provável diagnostico uma opacidade demarcada.
Caso clínico 3 - Paciente com 10 anos de idade, procurou atendimento odontológico pois, apresentava uma alteração na coloração do esmalte dental, em vários dentes e