pixar
Pixar Animation Studios é uma empresa estadunidense de animação digital pertencente a The Walt Disney Company. Seu nome é uma combinação da palavra "pixels" e da palavra "art", que é o que a animação pretende, fazer arte através de pixels. Especializada em alta tecnologia de computação gráfica, alcançou o sucesso graças, principalmente, a esses três homens.
Slide História
1979: Ed Catmull entra na divisão Graphics Group da Lucasfilm que criava softwares de computação gráfica para filmes. A Lucasfilm pertence a George Lucas, mundialmente famoso pelas franquias Star Wars e Indiana Jones.
1983: John Lasseter sai da Disney por motivos de ideais diferentes, já que a empresa se especializou em desenhos a mão, encontra Ed Catmull em uma convenção de computadores e é convidado a participar da Graphics Group. Ele se junta à equipe como Designer de Interface.
1986: O sucesso crescente da companhia chama a atenção de Steve Jobs que a compra por 10 milhões de dólares e a batiza de. A empresa passa a produzir um software chamado Pixar Image Computer destinado a criação gráfica, cujo principal cliente é a Walt Disney Pictures.
Com a nova Pixar criada, Catmull fica como presidente, Jobs como diretor executivo e Lasseter na direção de pequenos filmes de animação.
Com as vendas baixas e demissões em massa, a Pixar decide parar de vender softwares e decide investir em animação e assina um contrato de 26 milhões de dólares com a Disney para produção de três longas. E com o sucesso que os filmes fizeram, as duas empresas fecham acordo dividindo custos e lucros até 2006.
2006: A Disney compra a Pixar de Jobs por 7,4 bilhões de dólares, tornando-o o maior acionista individual da Walt Disney Company com 7% e membro do Conselho de Administração da Walt Disney Studios.
Slide Filmes
A Pixar produziu 15 curtas-metragens, sendo que 3 deles ganharam o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação e 13 longas-metragens que renderam 11 Oscars, 8 Globos de Ouro e 11