Ameaças transnacionais
A principio para responder essa pergunta devemos descrever o que significa ameaças transnacionais, e dentre essas, quais podem influenciar na organização em que trabalhamos.
As ameaças transnacionais conforme descrito em nossa apostila é: o terrorismo, o crime organizado, o colapso do sistema financeiro, o fluxo de capitais ilícitos, as migrações ilegais, o conflito armado, as doenças infecciosas, o esgotamento de fontes de energia, a espionagem, os regimes instáveis, o colapso de sistemas de informação, a ampliação das assimetrias, a cyberwar, as catástrofes ambientais e a competitividade desleal.
Outra definição que também consta na apostila e que são bastante comuns no nosso ambiente é: ações de criminalidade comum, ataques da criminalidade estruturada, danos à imagem e à credibilidade, ataques aos sistemas de TI, fraudes, vazamentos de informações, competição desleal ou criminosa, processos de obtenção de informações, interceptação de comunicações; ações de espionagem promovidas por Estados, por outras organizações ou indivíduos, sinistros e sabotagens.
Faço parte da equipe de colaboradores de uma instituição financeira e quase todas essas ameaças esta presente no nosso cotidiano. As situações mais frequentes nos dias atuais para esse tipo de organização são assalto, extorsão mediante sequestro de funcionários e familiares, furtos no interior da instituição, fraudes eletrônicas com uso da internet, clonagem de cartões, lavagem de dinheiro e o que se tornou mais banalizado, os arrombamentos a caixas eletrônicos mediante utilização de explosivos.
Em relação às ocorrências no interior da instituição existem planos de segurança que são implantados, como o uso de câmeras, portas detectoras de metal, equipe de monitoramento externo,