Ameaças de Segurança - Malwares
Este trabalho tem como objetivo mostrar quais são as principais ameaças do mundo físico ou do mundo virtual bem como a história da evolução dessas referidas ameaças.
Cada vez mais as organizações têm sido atacadas por várias ameaças sejam essas ameaças virtuais ou físicas, a vulnerabilidade de alguns softwares ou o despreparo dos colaboradores acabam deixando informações confidenciais da empresa ou informações pessoais a mercê de programas maliciosos que por sua vez roubam essas informações e põe em perigo a integridade do agente atacado.
Principais tipos de ameaça
Ameaça pode ser definido como uma ação, um acontecimento ou uma entidade sobre um ativo. Uma ameaça pode atacar uma pessoa uma organização ou computadores, a ameaça tem como objetivo encontrar uma vulnerabilidade ou fraqueza na segurança do software ou de uma organização ou até mesmo de uma pessoa física afim de invadir um determinado local e agir para disseminar seus impactos na organização, uma ameaça por sua vez traz consequências para a organização que pode ser roubo de informações, divulgação, usurpação e rompimento de informações confidenciais da organização o que gera impactos negativos dentro da mesma e consequentemente prejuízos.
Elas podem se originar de fatores técnicos, organizacionais e ambientais, agravados por más decisões administrativas, e são divididas em três grupos:
• Naturais – Ameaças decorrentes de fenômenos da natureza, como incêndios naturais, enchentes, terremotos, tempestades, poluição, etc.
• Involuntárias – Ameaças inconscientes, quase sempre causadas pelo desconhecimento. Podem ser causados por acidentes, erros, falta de energia, etc.
• Voluntárias – Ameaças propositais causadas por agentes humanos como hackers, invasores, espiões, ladrões, criadores e disseminadores de vírus de computador, incendiários.
História dos vírus
Em 1949 o matemático John Von Neumann descreveu o primeiro programa de