Artigo Malware
Mariel Rosana Pires (FAHOR) mp001266@fahor.com.br
Laides (FAHOR) lj001184@fahor.com.br
Ana Amália Colling (FAHOR) ac001551@fahor.com.br
Resumo
A propagação dos malwares é uma séria ameaça na Internet e responde por boa parte dos comprometimentos de sistemas computacionais. As ferramentas de segurança como antivírus e firewalls têm evoluído consideravelmente nos últimos tempos, no entanto os malwares não ficaram para trás, e a mais nova geração destes softwares maliciosos possui a capacidade de desabilitar softwares antivírus e ocultar-se no sistema, causando sérios problemas e tornando o computador instável e as comunicações inseguras. Neste contexto, o presente trabalho busca identificar os principais tipos de malwares e seu funcionamento, bem como os principais prejuízos causados pelos mesmos, utilizando como base casos notórios de invasão destes softwares, mostrando a importância da segurança da informação, principalmente nas empresas.
Palavra-chave: Malwares, Sistemas de informação, Softwares maliciosos.
1. Introdução
Com o desenvolvimento e implantação dos sistemas de informação, as ferramentas da tecnologia da informação passaram a auxiliar as organizações, os profissionais, os usuários e a sociedade na manipulação e comunicação das informações. Entretanto, atualmente, é fácil atacar a esses sistemas informatizados, pois estes estão conectados por meio das redes.
Os sistemas computacionais vulneráveis são facilmente explorados por atacantes que utilizam códigos maliciosos, os malwares, termo genérico que abrange todos os tipos de programa especificamente desenvolvidos para executar ações maliciosas em um computador.
Segundo dados do site Convergencia Digital (2012), o Brasil segue como o nº1 na América Latina em atividades maliciosas e figura na 4ª posição mundial, ficando atrás apenas dos EUA, China e Índia. Estima-se que os ataques cresceram 36% e chegaram a 4597 por dia.
A