informatica
Cavalos de tróia (trojan): são tipos de malware que permitem alguma maneira de acesso remoto ao computador após infecção. Esse tipo de praga pode ter outras funcionalidades, como capturar dados do usuário para transmiti-los à outra máquina.
Para conseguir ingressar no computador, o cavalo de tróia geralmente se passa por outro programa ou arquivo. O usuário pode, por exemplo, fazer um download pensando se tratar de uma ferramenta para um determinado fim, quando, na verdade, se trata de um trojan.
Esse tipo de malware não é desenvolvido para se replicar. Quando isso acontece, geralmente trata-se de uma ação conjunta com um vírus.
Worms (vermes): podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente do que os demais. A principal diferença está na forma de propagação: os worms podem se espalhar rapidamente para outros computadores (seja pela internet, por meio de uma rede local) de maneira automática.
Para agir, o vírus precisa contar com o apoio do usuário. Isso ocorre, por exemplo, quando uma pessoa baixa um anexo contaminado de um e-mail e o executa. Os worms, por sua vez, podem infectar o computador de maneira totalmente discreta, explorando falhas em aplicativos ou no próprio sistema operacional. É claro que um worm também pode contar com a ação de um usuário para se propagar, pois geralmente esse tipode malware é criado para contaminar o máximo de computadores possível, fazendo com que, qualquer meio permita isso, seja aceitável.
Spywares: são programas que espionam as atividaedes dos usuários ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares geralmente são embutidos em softwares de procedência duvidosa, quase sempre oferecidos como freeware ou shareware.
Os dados capturados são posteriormente transmitidos pela internet. Estas informações podem ser, desde hábitos de navegação do usuário, até senhas.
Keylogger: são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares de