Android x segurança
Jonathan Moreno Antunes
RA: 6031828
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
Campus Liberdade
Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais
Curso de Graduação de Ciência da Computação
Resumo
Observando diversas pesquisas nota-se que a venda de aparelhos com sistema Android tem crescido em disparada no mercado, porém isso significa também que ele se torna um atrativo maior para crackers que, como objetivam lucro, quanto mais pessoas utilizarem o aparelho, mais pessoas poderão ser atingidas até mesmo com um único malware, como foi o caso do Backdoor.AndroidOS.Obad.a., que ficou conhecido por ser um vírus "praticamente impossível de se remover", e o trojan mais avançado para Android.
Palavras chave: Android. Segurança. Líder no mercado. Atrativo de cybercriminosos.
1 Introdução
O Android, sistema operacional baseado no Linux, vem crescendo no mercado de Tablets e Smartphones. Apesar de ter sua base no sistema operacional considerado sinônimo de segurança, o número de aparelhos com esse sistema operacional chama a atenção de criminosos, que desejam lucrar com informações que podem ser obtidas através de falhas na segurança desses aparelhos cada vez mais utilizados para tudo nos dias atuais.
Este artigo tem por objetivo demonstrar os principais pontos que fazem o Android superar os demais sistemas em tantas pesquisas estatísticas, e o porquê o sistema mais usado do mundo ser também o mais atacado pelos cybercriminosos, mesmo não sendo o mais vulnerável.
2 O Android e seus números
O Sistema Operacional Móvel criado pela gigante Google é o número um em diversas pesquisas estatísticas. As últimas pesquisas que saíram, entre elas pela BI Intelligence, mostram, por exemplo, que o sistema Android ultrapassou no número de vendas até mesmo o sistema Windows para computadores. (JORDÃO, Fábio 2013 apud BI Intelligence)
O Android não é o sistema que possui mais