android
SEGURANÇA EM SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID
SEGURANÇA EM SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID
SUMÁRIO
1
1. INTRODUÇÃO
O uso crescente de dispositivos móveis, a facilidade de manuseio, e sua interatividade com o usuário tornou o sistema Android um dos principais sistemas móveis do mercado. Com a possibilidade de grande armazenamento de informações e fácil acesso, aumentou o interesse em se aplicar golpes, criar ataques direcionados a estes sistemas. Como eles recebem atualizações frequente, acabam deixando algumas vulnerabilidades, tornando o uso inseguro e com riscos.
Com o avanço da tecnologia móvel e a internet disponível em praticamente qualquer lugar, o uso de dispositivos móveis se tornou algo habitual, prático e muito útil. Se tornando essencial no dia a dia, não só de usuários comuns, mais como no ambiente de trabalho. A importância das informações contidas nos aparelhos é cada vez maior. Dados como agenda pessoal, empresarial, notas particulares, gastos financeiros, contas em bancos entre muitos outros dados que podem ser inseridos podem ficar expostos a qualquer usuário mal intencionado. Um dos sistemas operacionais móveis mais usado nos dias de hoje é sem dúvida o Android. Consequentemente é o que mais sofre ataques. E o risco de se usar de forma insegura e inadequada pode acarretar em danos morais e até financeiros.
A combinação de uma parcela de mercado dominante para o sistema Android, do Google, e da falta de controle sobre os aplicativos de diferentes lojas Android criou o ambiente ideal para os desenvolvedores de malware1, dando a eles tanto os meios quanto a motivação para atacar esta plataforma. (Ribeiro, 2012)
Enfim, com a presente monografia almeja-se demonstrar os riscos a usuários que utilizam dispositivos móveis e as vulnerabilidades do sistema Android.
Problema de Pesquisa
Com todos os recursos dos dispositivos móveis, todas as