Paleolítico
Quando os homens começaram a produzir arte? Quando essa necessidade surgiu?
Nômades, sua arte refletia as demandas decorrentes desta condição existencial.
Produção e uso de utensílios na pré-história, objetos que cumpriam um papel utilitário.
Paleolítico: no final deste período encontramos as primeiras obras de arte conhecidas.
Arte rupestre, realizada no interior mais profundo das cavernas, foi relizada com uma segurança e técnica capazes de revelar anos de aperfeiçoamento na realização de arte que infelizmente nos são desconhecidos. A finalidade estava geralmente associada à mágica,uma vez que acredita-se que as cenas de caça retratadas eram realizadas com intuito de garantir uma boa caça, ou aprisionar o espírito do animal na pintura.
Não havia uma diferenciação muito nítida entre imagem e realidade, acreditavam que se matassem o animal desenhado, estariam matando sua essência vital. Logo cada imagem só servia uma vez, por isso encontramos diversas imagens desenhadas uma sobre as outras.
O prezo pela qualidade dessas imagens sugere também que elas estivessem ligadas à criação, fertilidade, essas coisas.
Da mesma forma, buscava-se dentro das cavernas, locais cuja formação rochosa e relevo estivessem próximos da imagem que se desejava representar. Essa característica é também encontrada nos objetos, pequenas figuras esculpidas em pedras que já lembravam em sua forma a imagem a ser representada. Pedras assim recebiam uma espécie de caráter mágico por terem sido formadas já com essa configuração.
Neolítico
Mudanças na concepção de arte em coerência do novo homem, sedentário após o desenvolvimento da domesticação de animais e da agricultura.
Pouco conhecida, uma vez que produziam grande parte em materiais perecíveis, poucos chegaram a nós, com exceção de Stonehenge, que parece ter um caráter religioso.
Máscaras: uso religioso, emular outra personalidade.
Comparada a escultura, a pintura tem um papel subalterno na arte primitiva.
Arte