buscas e ordenacao
Resumo – A avaliação se trata de um código, elaborado em linguagem C, no qual é possível ordenar registros provenientes de um arquivo texto. Podem ser ordenados, crescente ou decrescentemente, pelo número do CPF, nome ou sobrenome, adotando diferentes métodos de ordenação. Deve ser possível também realizar buscas por nome, sobrenome ou CPF destes registros.
Palavras-chave – Linguagem C, busca, ordenação.
1 Introdução A proposta de projeto passada aos alunos consistia em adotar diversos métodos de busca e ordenação para a manipulação de um arquivo texto contendo um milhão de registros de pessoas, com um número de matrícula, CPF, nome, nome do meio e sobrenome. Trabalhando com a linguagem C de programação, foram fornecidos em aula vários métodos padrões de ordenação e busca, dando base aos alunos para modificarem estes códigos, adequando-os de forma correta para resolver o problema proposto. A proposta também pedia quadros comparativos dos algoritmos de ordenação, onde é possível avaliar o número de comparações e trocas realizadas por cada um dos métodos, além do seu tempo de execução. É importante a realização deste tipo de trabalho, pois essa “forma” de algoritmo é base para diversos outros que tem uma aplicação bem direta no meio de gestão, por exemplo, entre outros meios que precisem de métodos práticos para se organizar.
2 Métodos
Para a realização desse projeto, fez-se primeiramente uma estrutura de dados, para armazenar todos os dados de uma única pessoa em um só espaço de referência, podendo acessá-lo com mais facilidade. Com isto feito, então é lido o arquivo texto e armazenado seus dados em um vetor de estruturas. Uma vez os dados armazenados nesse vetor de estruturas, é possível começar as comparações exigidas para cada tipo de ordenação. O primeiro método utilizado para ordenação foi o bubble, ou método bolha, o mais simples dos métodos adotados. O método bolha é um método